09 mar 2016

Leonardo DiCaprio e Aquecimento Global: muito além do Oscar

diCaprio

Por Flávia Pini *

Após cinco indicações, Leonardo DiCaprio finalmente ganhou a estatueta do Oscar por sua atuação no filme “O Regresso”. No discurso da vitória, além dos agradecimentos de praxe, o ator aproveitou que todas as câmeras do mundo estavam voltadas para ele e deixou um recado importante sobre os efeitos do aquecimento global.

O Regresso trata da relação do homem com a natureza, uma natureza que todos sentimos em 2015 como o ano mais quente já registrado (…) A mudança climática é real e está acontecendo agora mesmo. É a ameaça mais urgente que a nossa espécie precisa enfrentar. Precisamos trabalhar juntos e deixar de procrastinar. Precisamos apoiar os líderes de todo o mundo que não falam em nome das grandes corporações poluentes, mas sim de toda a humanidade, dos povos indígenas, de bilhões de pessoas desfavorecidas e que serão as mais afetadas por tudo isto, das crianças e de tanta gente cujas vozes foram afogadas pela política da cobiça”, disparou DiCaprio em parte de seu discurso.

Conhecido por sua militância em questões ambientais (tendo produzido, inclusive, o documentário “A Última Hora”), o ator deixa claro que a atuação desregulada de empresas e indústrias é a principal responsável pelo aquecimento desenfreado do Planeta Terra. Antes da Revolução Industrial, no século 18, a concentração de gás carbônico era de 280 ppm (partes por milhão). Dois séculos depois, nos anos 1980, o índice era de 340 ppm. Com o avanço das tecnologias e a busca constante por fontes de energia, a presença de dióxido de carbono explodiu para mais de 400 ppm, segundo a Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA).

O apelo dado por Leonardo DiCaprio na Cerimônia do Oscar em 2016 aumenta a lista de políticos, celebridades e ativistas em torno da mesma necessidade: proteger o planeta para as próximas gerações. Além dele, artistas como Bono Vox, Pierce Brosnan e Edward Norton também são conhecidos por levarem a mensagem da sustentabilidade além dos filmes e músicas. Isso permite uma maior popularização do tema: o discurso de DiCaprio foi imediatamente compartilhado nas redes sociais, gerando o maior número de tweets em um único evento na história do Twitter.

Diferentemente de DiCaprio, que fala e faz, as empresas e os governos precisam passar da retórica bonitinha para uma iniciativa eficaz e útil. A Terra chegou ao seu limite e precisa, urgentemente, de soluções para conter o aquecimento global. Afinal, como lembra o próprio ator, “não devemos encarar o planeta como algo garantido”.

* Flávia Pini é Diretora de Marketing da GreenClick, empresa que contribui com a neutralização da emissão de CO2 no país