Festival Path neutraliza poluentes emitidos pelo site oficial em 2016
Entre os dias 14 e 15 de maio, a cidade de São Paulo vai ser palco de um dos maiores encontros de inovação e criatividade do país. A quarta edição do Festival Path, organizada pelo O Panda Criativo, conta com mais de 300 horas de conteúdo e vai neutralizar os poluentes emitidos pelo site oficial.
O evento fechou uma parceria com a GreenClick, empresa de certificação socioambiental, para compensar a emissão de dióxido de carbono dos datacenters que mantêm a página do Festival no ar. Dez mil visualizações mensais, por exemplo, equivalem a uma árvore. O selo de neutralização já está publicado no site, com todos os detalhes da iniciativa.
“O Festival Path tem um olhar para o futuro. Fazemos questão de incluir alternativas que neutralizam o impacto ambiental do evento – inclusive o gerado por uma página na web, geralmente esquecida”, comenta Rafael Vettori, diretor do O Panda Criativo e um dos idealizadores do festival.
A certificação da GreenClick troca o número de visitas (pageviews) pelo plantio de mudas para reduzir a emissão de CO2 dos datacenters que mantêm as páginas na Internet. O plantio é coordenado pela OSCIP Iniciativa Verde e envolve famílias que vivem na zona rural de São Carlos, no interior paulista. Eles recebem uma renda a cada lote, o que garante o status socioambiental.
Neutralizar o dióxido de carbono dos servidores é uma medida eficaz para combater a poluição. Levantamento da ONG Greenpeace mostra que a energia elétrica consumida pela computação em nuvem é superior a 684 bilhões de kWh (quilowatt-hora). Se fosse um país, ocuparia a sexta posição do ranking das nações que mais gastam energia, à frente de Brasil, Alemanha, Canadá e França, por exemplo.
“A sustentabilidade combina com práticas criativas e inovadoras. Ter o selo da GreenClick no site do Festival Path é uma chance de mostrar a profissionais e empreendedores que praticar ações sustentáveis é viável”, conclui Flávia Pini, diretora de marketing da GreenClick.
Cidade Path no bairro de Pinheiros
Em 2016, o Festival Path vai ter 150 palestras, três palcos, 26 shows, 25 exibições de documentários, uma exposição de arte interativa, 16 food trucks e 20 atrações simultâneas por hora em diferentes pontos no bairro de Pinheiros, em São Paulo. O encontro é voltado para empreendedores e profissionais criativos e a expectativa é reunir 8 mil pessoas. O Festival Path tem patrocínio da cerveja Sol e do serviço de streaming Spotify. Para mais informações, acesse: www.festivalpath.com.br
Comentários