É hora de mudar o mundo
Por Flávia Pini *
Quem se lembra do desenho animado “Capitão Planeta”? A animação, produzida nos EUA entre 1990 e 1996, ficou famosa por tratar das questões ambientais muito antes da sustentabilidade entrar na moda. O super-herói celebrizou o bordão “o poder está com vocês”, em uma referência direta à forma como nossas ações podem mudar o mundo. Porém, duas décadas depois, mais do que nunca a Terra precisa dos nossos poderes e iniciativas para sobreviver e garantir um futuro melhor às próximas gerações.
A crise hídrica vivenciada no Sudeste brasileiro é apenas um exemplo que mostra o quanto o planeta precisa de ajuda. As emissões de dióxido de carbono na atmosfera não têm caído. Na verdade, elas sobem 2,5% ao ano, de acordo com pesquisadores do Projeto Global de Carbono. A temperatura média da Terra também continua subindo: em trinta anos deve aumentar 1,1ºC, estimulando ainda mais a instabilidade climática em todos os continentes.
Não basta que alguns grupos realizem ações sustentáveis enquanto outros ignoram o tema. Para a sustentabilidade ser efetiva, é preciso que todos os setores deem as mãos e iniciem ações reais para diminuir o lançamento de gás carbônico. Uma das áreas que mais pede investimentos em práticas socioambientais é justamente a de tecnologia.
Há uma ideia equivocada de que poluição resume-se às atitudes offline, como os processos industriais e o fato de andar mais de carro. O surgimento da computação em nuvem e os diversos gadgets que surgem dia após dia também cobram um preço grande da natureza. Um levantamento da ONG Greenpeace indica que a energia elétrica consumida pelo cloud é superior a 684 bilhões de kWh (quilowatt-hora). Se fosse um país, ocuparia a sexta posição do ranking das nações que mais gastam energia, à frente de Brasil, Alemanha, Canadá e França, por exemplo.
Para reduzir estes impactos, algumas práticas são recomendadas para qualquer empresa que trabalhe com Internet e TI. A primeira é o plantio de árvores para neutralizar o CO2 de datacenters que mantêm os sites no ar. No caso de um e-commerce, o ideal é garantir que todos os processos envolvidos no negócio sejam sustentáveis, com parceiros e fornecedores que também estejam preocupados com o tema. Por fim, para fazer a diferença, certificar seu negócio para mostrar que realmente está fazendo sua parte incentiva outros parceiros a formar uma corrente do bem.
Enquanto a sustentabilidade ficar restrita a pequenos grupos, a Terra continuará sofrendo com os mesmos problemas. É preciso expandir o conceito para outros setores e mostrar que juntos fazemos a diferença. Afinal, o poder está com todos nós.
* Flávia Pini é Diretora de Marketing da GreenClick, empresa que contribui com a neutralização da emissão de CO2 no país.
Comentários