03 mar 2015

Quatro motivos para ter um e-commerce sustentável

ecommerce

Por Flávia Pini *

Números da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) indicam que existem no Brasil cerca de 45 mil lojas virtuais, incluindo desde as gigantes da web até aquelas que lutam para vender um ou dois produtos por mês. O e-commerce atrai empreendedores pela alta capilaridade e potencial de vendas.. Entretanto, abrir um negócio online também implica em responsabilidade social. Não é porque o site não possui loja física que a empresa pode abdicar de implantar ações sustentáveis. A luta por um planeta melhor no futuro é de todos, e o próprio comércio eletrônico também sai ganhando. Confira quatro vantagens para ser ambientalmente responsável:

  • Atrair clientes – além dos usuários tradicionais dentro do segmento, a loja virtual que faz ações sustentáveis ganha reconhecimento por pessoas que, no futuro, podem tornar-se clientes. De acordo com pesquisa do Sebrae, 79% das empresas brasileiras com práticas sustentáveis aumentaram o número de consumidores.
  • Lucros – adotar modelo sustentável também garante retorno financeiro. Estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostra que em 18 anos uma companhia que se preocupa com o meio ambiente obtém mais lucro do que uma que não investe em sustentabilidade.
  • Mais valor – ainda de acordo com Harvard, o patrimônio dessas corporações responsáveis valorizou 33 vezes e o ROI (sigla inglesa para Retorno sobre Investimento) foi de sete vezes o valor investido em duas décadas. Além disso, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F Bovespa apresenta uma maior valorização em relação ao Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores.
  • Imagem – participar de ações sustentáveis mostra que o e-commerce está antenado com as principais demandas sociais. Assim, é possível atrair novos parceiros que também estejam engajados na causa.

O mais importante é explorar qualquer oportunidade para fazer bem ao meio em que vivemos. Preservar a natureza, ter práticas sustentáveis e se preocupar com o mundo, faz com que a nossa realidade próxima seja transformada e que o futuro, mesmo parecendo distante, tenha expectativa de continuar a existir. E isso não deve ficar apenas no discurso. Vamos fazer a nossa parte!

*Fláva Pini é Diretora de Marketing da GreenClick, empresa que contribui com a neutralização da emissão de CO2 no país.