13 fev 2015

A simplicidade que muda o mundo

Apenas 8% dos brasileiros acreditam nas informações divulgadas pelas empresas sobre responsabilidade social, de acordo com pesquisa do Instituto Akatu. A razão desta desconfiança está associada à falta de aproximação com as práticas sustentáveis. Uma atitude simples e efetiva para implantar sustentabilidade é a certificação socioambiental da GreenClick.

A empresa troca os cliques dos sites pelo plantio de mudas para reduzir o impacto de CO2 dos datacenters que mantêm as páginas na Internet. O número de visitas (pageviews) é convertido em árvores plantadas e a certificação fica publicada no site do parceiro com informações sobre o plantio, fotos das mudas e a quantidade (em quilo) de gás carbônico neutralizado.

A ação é silenciosa, mas totalmente eficaz no mundo corporativo. Levantamento da ONG Greenpeace mostra que a energia elétrica consumida pela computação em nuvem é superior a 684 bilhões de kWh (quilowatt-hora). Se fosse um país, ocuparia a sexta posição do ranking das nações que mais gastam energia, à frente de Brasil, Alemanha, Canadá e França, por exemplo.

A GreenClick é composta por um grupo de empresários, entre eles Walter Sabini Júnior, diretor geral da HiPartners, e Ricardo Ramos, CEO da Precifica, envolvidos no mercado de tecnologia e que enxergam na redução do dióxido de carbono uma forma de melhorar a vida do planeta. A meta é estender o movimento a mais companhias para garantir um futuro melhor no que diz respeito a questão ambiental.

“Queremos expandir a sustentabilidade e mostrar ações que realmente façam a diferença na sociedade. O primeiro passo para isso é reduzir o impacto que o setor de tecnologia tem no meio ambiente”, confirma Flávia Pini, diretora de marketing da GreenClick.

Com um ano de atividade, a empresa já conta com cerca de 70 clientes e possui três hectares para realizar o plantio das mudas – dois em Apucarana, no Paraná, e outro em São Carlos, no interior paulista. Até o momento, já neutralizou três toneladas de CO2.