“A ideia veio do nosso inconformismo com o destino dos resíduos sólidos”
Quem visita o Shopping Eldorado, na capital paulista, nem desconfia que bem acima de suas cabeças existe uma horta de 3 mil metros quadrados que cultiva desde plantas medicinais, como bálsamo e capim-cidreira, até legumes e verduras e diversas espécies de pimentas. O projeto, batizado como Telhado Verde, se transformou em um caso bem sucedido de sustentabilidade por transformar em adubo cerca de uma tonelada de restos de alimentos diariamente. Nesta entrevista, Márcio Glasberg, gerente de operações do complexo de compras, explica a iniciativa.
O que motivou a criação do projeto Telhado Verde no Shopping Eldorado?
Em 2012 estávamos em uma posição crítica em relação aos resíduos sólidos da praça de alimentação. Não queríamos levar para o aterro sanitário e começamos a buscar iniciativas que atendessem a nossa demanda, até chegarmos à produção de adubo. Assim, o Telhado Verde surgiu do nosso inconformismo com o destino que os restos de alimentos possuíam. Começamos a testar o modelo e desenvolvemos uma mistura com enzima, realizando a compostagem do material e permitindo a criação de uma horta para os nossos colaboradores.
Como funciona esse processo?
Os empregados do Shopping Eldorado recolhem os restos de comida da praça de alimentação e levam para a compostagem. Após receber uma solução de enzimas que retira o odor e não atrai insetos, a mistura descansa de cinco a sete dias antes de estar à disposição para o uso. Duas pessoas foram contratadas exclusivamente para o projeto e realizam o plantio e manutenção das plantas. Por fim, a colheita é feita pelos próprios colaboradores, que podem consumir os vegetais – nada mais justo, pois são eles que separam e carregam os resíduos.
Quais outras medidas sustentáveis o Shopping Eldorado adotou nos últimos anos?
O Telhado Verde transformou-se em referência, mas temos outros projetos que levantam a bandeira da sustentabilidade. Criamos um dos maiores bicicletários da cidade, promovendo este meio de transporte. Também temos muito cuidado com o uso da água: há um sistema que reutiliza o recurso natural, aproveitamos a água da chuva e todas as torneiras possuem arejadores para reduzir o consumo. Por fim, enviamos as bitucas de cigarros recolhidas no Shopping para uma empresa especializada em reciclagem do material.
Comentários