16 jan 2014

O papel da sociedade na luta contra o aquecimento global

Diante de um cenário com intensas discussões sobre o aquecimento global, iniciativas simples e ao alcance de todos fazem a diferença no cumprimento das metas estipuladas pela ONU para limitar o aumento da temperatura a menos de 2°C até 2100.

Para envolver um grande número de pessoas em um movimento que visa à preservação do meio ambiente, o Selo GreenClick atende desde o pequeno empreendedor até grandes corporações que estão preocupadas com a manutenção da vida sustentável.

De acordo com as medições atuais, ainda estamos muito distantes do objetivo. O grande crescimento das emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa fez a concentração de CO2 recentemente na atmosfera atingir 400 ppm (partes por milhão), um nível sem precedentes na história da humanidade.

São muitas as ações que os governantes terão que desenvolver para frear essa emissão: desde o desenvolvimento de tecnologias para geração de energias limpas até o plantio de mais florestas, consumidoras de carbono.

No entanto, somente práticas governamentais não serão suficientes. Se não houver a mobilização, a conscientização, o comprometimento e a contribuição de toda a sociedade, dificilmente conseguiremos reverter esse caótico cenário mundial.

Ações como a da GreenClick, que buscam a neutralização do CO2 através do plantio de árvores, são atraentes e eficazes pois, de maneira muito simples, permitem que grande parte das pessoas faça uma  contribuição.

Ser preocupado com a natureza vai além do equilíbrio da biodiversidade. É também ter atenção com a vida nos pilares sociais, políticos, econômicos, culturais e humanos.

Cecília Vick é Diretora Executiva da GreenClick, empresa que contribui com a neutralização da emissão de CO2 no país.