20 jan 2014

GreenClick na Folha de São Paulo

Cecilia Vick

Empresa quer faturar R$ 1 milhão trocando cliques por árvores
Por Filipe de Olveira

A cada 120 mil páginas vistas em uma loja virtual, ela planta uma árvore. E dá ao cliente o direito de exibir um selo dizendo que o negócio é sustentável.

A empresa GreenClick quer faturar R$ 1 milhão neste ano plantando essas árvores, com o objetivo de neutralizar emissões de gás carbônico provocadas pelo e-commerce, e distribuindo os selos para sites clientes.

Cecília Vick, 32, sócia da companhia, diz que as emissões geradas pelos sites é resultado do consumo de energia nos datacenters das empresas –onde ficam armazenadas informações digitais– e dos computadores de quem visita as páginas.

O preço do serviço varia conforme o número de árvores. Plantar uma unidade por ano custa R$ 240 –o custo unitário diminui conforme aumentam o número de plantas e as visualizações do site.

Além do selo de sustentabilidade, visitantes das páginas podem ver quais as árvores plantadas por cada empresa e a quantidade de carbono neutralizado.

A meta, segundo Vick, é plantar 50 mil árvores em 2014, inicialmente no Paraná, em parceria com o Instituto Brasileiro de Florestas.

A GreenClick foi lançada no início deste ano, com investimento de R$ 1 milhão, e possui 15 clientes.

Para convencer as lojas virtuais a aderir ao sistema, Vick diz que ter o selo aumenta a competitividade.

“Queremos fortalecer o status de marcas preocupadas com o ambiente”, afirma.

Internacionalmente, existem outros serviços parecidos, mas em outros setores.

A ONG Suíça Myclimate permite que passageiros de avião neutralizem parte das emissões de um voo. O pagamento é feito pelo próprio cliente.

Fonte: Folha de São Paulo