Certificações atraem clientes no comércio virtual
O e-commerce nacional cresceu e se consolidou na última década, mas grande parte dos consumidores ainda sente apreensão ao comprar online. O principal receio envolve, sobretudo, a proteção às informações bancárias e possíveis ataques de cibercriminosos. Para transmitir credibilidade aos consumidores, as lojas virtuais apostam em certificações de segurança e qualidade.
A iniciativa se prova efetiva. A presença de selos na página inicial de um comércio eletrônico é considerada o terceiro fator que mais traz segurança e confiança aos consumidores, com 65% das respostas de acordo com o último relatório Webshoppers. Fica apenas atrás de proteção das informações dos cartões (68%) e credibilidade da marca (66%). Além disso, estudos feitos pela e-bit e o Site Blindado mostram que selos e certificações podem aumentar as taxas de conversão em até 73%.
“As certificações e selos confirmam ao usuário que a loja virtual se preocupa com a segurança e comodidade, buscando soluções e conteúdos para estar sempre atualizada às principais tendências de seu mercado”, comenta Mauricio Salvador, presidente da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
A própria entidade disponibiliza uma certificação em quatro categorias: “profissional associado”, para prestadores de serviços, “empresa associada”, “empresa premium” e “empresa mantenedora”. Cada uma tem especificidade diferente e traz diversos benefícios para as organizações associadas.
Especialização
Os selos também indicam habilidades do lojista virtual ou da empresa prestadora de serviços em setores específicos. É o caso, por exemplo, da EZ Commerce, plataforma de comércio eletrônico para empreendedores virtuais. Ela se destaca principalmente por sua atuação no MercadoLivre, considerado o principal marketplace virtual da América Latina.
“O MercadoLivre conta com varejistas de grandes volumes de anúncios e faturamento e apenas quem vende neste ambiente conhece suas particularidades. O nosso diferencial é realizar uma integração totalmente focada na experiência desses lojistas, colocando o desenvolvimento técnico em primeiro lugar, com a homologação de uma solução pronta ao final do processo”, ressalta Henrique Mengue, cofundador e CEO da EZ Commerce.
Com 160 clientes na plataforma, a EZ permite que o varejista gerencie tudo em um único canal, como anúncios, respostas e vendas, conciliando a operação e a administração das lojas virtuais no marketplace e em seu próprio site, de forma ágil e unificada. Em 2015 conquistou o Prêmio MercadoLivre de Empreendedorismo na categoria “Melhores Práticas em Tecnologia” – agora exibido com destaque na página inicial da companhia.
Divulgação de ações socioambientais
Além do respaldo, as certificações vão além e convidam os usuários às boas práticas sociais. A GreenClick oferece um selo socioambiental para e-commerces e sites ao trocar as visualizações de acesso pela manutenção de florestas. O objetivo é reduzir o impacto de CO2 dos datacenters que mantêm as páginas na web. O selo é publicado e mostra informações desta prática, como a quantidade (em quilo) de gás carbônico neutralizado.
“Muitos lojistas e empresários nunca pararam para pensar, mas o próprio site que eles possuem contribuem para a emissão de gás carbônico no planeta. Com o selo, queremos expandir a sustentabilidade e mostrar ações simples que realmente façam a diferença na sociedade”, confirma Flávia Pini, diretora de marketing da GreenClick.
Confiança na gestão financeira
Quando se fala em segurança no e-commerce, o principal departamento afetado é o financeiro: ao mesmo tempo em que busca soluções robustas para confirmar os pedidos dos consumidores, os lojistas precisam de plataformas que auxiliem na gestão financeira do negócio. Desta forma, é muito importante saber diferenciar no mercado fornecedores que estão constantemente se atualizando e buscando certificações para garantir a melhor solução possível.
A Equals, por exemplo, se tornou na primeira empresa brasileira do setor de conciliação de meios de pagamento a receber a certificação SSAE/16 (Statement on Standards for Attestation Engagements no. 16), um conjunto de práticas de auditoria e controle para empresas de serviços. É um dos principais reconhecimentos neste segmento.
“A SSAE/16 é um atestado internacional da qualidade e segurança dos serviços prestados e é exigida por empresas com ações negociadas nas bolsas de valores dos Estados Unidos e da Europa, por exemplo. Quando enviamos um relatório de recebíveis ao cliente, e ele vem com a certificação, os dados ganham mais peso e credibilidade, o que nos torna cada vez mais reconhecidos”, salienta Fabrício Costa, CEO da Equals.
Comentários