19 abr 2016

5 livros sobre sustentabilidade para ter na sua estante

Um bom livro consegue levar o leitor a outra realidade ao mesmo tempo em que permite questionamentos sobre sua própria vida.

No tema da sustentabilidade, algumas obras exercem uma influência maior, permitindo que questões ambientais sejam discutidas pela primeira vez. A GreenClick, empresa de certificação socioambiental, lista cinco livros que inspiram ideias sustentáveis:

 

O Banqueiro dos Pobres

1

O livro conta a história e o sonho de Muhammad Yunus, economista que criou o Banco Grameen, em Bangladesh. O objetivo? Conceder microcréditos à população de baixa renda no país. O que parecia uma jogada de risco se transformou em uma das mais eficientes iniciativas para combater a pobreza e desigualdades sociais. O feito, inclusive, rendeu ao autor o Prêmio Nobel da Paz em 2007.

Autor: Muhammad Yunus

Editora: Ática

Ano: 2000

———————————————————————————————————————–

O Futuro da Terra

2

Tema bastante discutido atualmente, sendo pauta para pesquisas e debates internacionais, o aquecimento global ainda suscita dúvidas em muitas pessoas. Quais são suas origens? E os efeitos climáticos? Como o Brasil será afetado? A obra, do renomado físico brasileiro Herch Nussenzveig, trata dessas questões e foi finalista do Prêmio Jabuti em 2012.

Autor: Herch Moysés Nussenzveig

Editora: FGV

Ano: 2011

———————————————————————————————————————–

Como viver em São Paulo sem carro

3

Doze pessoas que abandonaram o automóvel na maior metrópole brasileira contam suas histórias neste livro, relatando experiências e soluções para melhorar a mobilidade urbana e diminuir a emissão de poluentes. Para estimular a prática, cada depoimento traz com um mapa ilustrando os lugares preferidos dos personagens em São Paulo.

Autores: Leão Serva e Alexandre Frankel

Editora: Neotropica

Ano: 2012

———————————————————————————————————————–

Primavera Silenciosa

5

Poucos livros conseguem mudar o curso da história – o que é o caso desta obra, escrita pela cientista Rachel Carson em 1962. Ao questionar o futuro do planeta e apontar os malefícios do uso de pesticidas na agricultura, a obra colocou a questão ambiental em debate pela primeira vez e foi um dos fatores do banimento do DDT.  “Primavera Silenciosa” foi considerada uma das principais reportagens do século 20 pela Escola de Jornalismo de Nova York e um dos 25 maiores livros de ciência de todos os tempos pela Discover Magazine.

Autora: Rachel Carson

Editora: Gaia

Ano: 2010

———————————————————————————————————————–

A Terra em Balanço

6

Al Gore é conhecido por ter sido vice-presidente de Bill Clinton e ter perdido a eleição presidencial norte-americana em 2000. Porém, Gore também é um ativista ecológico, com extensa obra sobre o meio ambiente e escreveu este livro em 1992 (muito antes de ganhar o Prêmio Nobel da Paz em 2007).  As questões ainda são atuais no século 21, como o aquecimento global e a destruição do solo.

 

Autor: Al Gore
Editora: Global
Ano: 2008

 

* Flávia Pini é Diretora de Marketing da GreenClick, empresa que contribui com a neutralização da emissão de CO2 no país

 

Matéria publicada nos seguintes veículos: