É hora de unir forças no combate ao aquecimento global

Com o mundo prestes a discutir um novo acordo climático, a aliança entre empresários,governo e sociedade civil deve ser estimulada
Em agosto de 2015, as empresas participantes do Fórum Clima e o Instituto Ethos divulgaram a “Carta Aberta ao Brasil sobre a Mudança do Clima – 2015”, apontando compromissos assumidos e sinalizando propostas para serem debatidas pelo Governo Brasileiro na Conferência do Clima em Paris, no fim do ano. O documento exemplifica e reforça como a união de todos os atores sociais pode ajudar no combate ao aquecimento global.
Até pouco tempo, quando o assunto era sustentabilidade, existia uma clara divisão de papéis. As organizações não-governamentais lutavam sozinhas contra a exploração do planeta, enquanto a grande maioria da população e dos países ignoravam o tema. O resultado está aí: índices de poluição que não param de subir e levam à previsões pessimistas sobre o futuro.
É preciso repensar o modelo de consumo dos recursos naturais. O cidadão, por exemplo, deve reduzir a quantidade de lixo que produz, as empresas precisam estimular fontes de energia mais limpas e o poder público deve criar uma consciência ambiental. Não adianta mais apenas um lado fazer sua parte. Somente ações integradas conseguem reverter este cenário.
É este espírito de conjunto que deve ser levado para a capital francesa no fim do ano, durante a Conferência do Clima. Se as autoridades presentes não tiverem o mesmo pensamento e visão sobre como cuidar do meio ambiente, o novo acordo climático global dificilmente sairá do papel. Com uma ação unânime, mostraremos que juntos somos mais forte e conseguiremos, enfim, vencer a batalha contra o aquecimento da Terra.
Comentários