02 out 2015

Cinco filmes que inspiram ideias sustentáveis

filmes

Realidade e ficção costumam andar juntas e, no caso da sustentabilidade e meio ambiente, não é diferente. Diversos filmes surgiram nos últimos anos após o alerta sobre aquecimento global ganhar espaço nos noticiários. Dessa forma, muitas obras não só discutem questões ambientais, como também convidam a população a adotar novos hábitos. A GreenClick, empresa de certificação socioambiental, lista cinco filmes que inspiram ideias sustentáveis:

Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento (2000; Direção: Steven Soderbergh)

filme1

O filme é um clássico do cinema norte-americano e garantiu o Globo de Ouro e Oscar para Julia Roberts, protagonista da trama. Ela interpreta Erin Brockovich, uma mãe solteira e desempregada que, após se tornar assistente de seu advogado, desmascara uma empresa de energia da Califórnia acusada de poluir o abastecimento de água. A história é baseada em fatos reais e mostra o embate entre sociedade civil e grandes corporações referente à questão ambiental no início deste século.

Uma Verdade Inconveniente (2006; Direção: Davis Guggenheim)

filme2

Um dos documentários mais premiados e comentados sobre sustentabilidade, a obra mostra a campanha de Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, para conscientizar a população sobre os efeitos do aquecimento global. Com uma linguagem simples e direta, o político alerta para os perigos que a emissão descontrolada de gases do efeito estufa está causando em nosso planeta. “Uma Verdade Inconveniente” ganhou cinco Oscars (entre eles o de Melhor Documentário) e garantiu o Nobel da Paz para Al Gore em 2007.

A Última Hora (2007; Direção: Leila Conners Petersen e Nadia Conners)

filme3

Com produção e narração do premiado ator Leonardo Di Caprio, o documentário aborda os problemas ambientais que a Terra vive, mas traz um conjunto de soluções práticas que permitem recuperar o ecossistema. A produção contou com a contribuição de mais de 50 cientistas e ativistas, como o físico Stephen Hawking, o político Mikhail Gorbachev e a queniana Wangari Maathai, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2004.

Home – Nosso Planeta, Nossa Casa (2009; Direção: Yann Arthus-Bertrand)
filme4

O documentário é inteiramente visto “de cima”, com imagens aéreas do planeta. Com esta viagem diferente, o objetivo é mostrar que praticamente tudo está interligado e alertar para a fragilidade da Terra, “nossa casa”. As fotos aéreas dialogam com os mais variados assuntos, como a evolução humana, a industrialização, o uso do solo pela agricultura e até a extração de petróleo. O filme não tem objetivos comerciais e foi disponibilizado gratuitamente para download na Internet, justamente para levar a mensagem aos cidadãos.

Lixo Extraordinário (2010; Direção: Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley)
filme5

O que é lixo para alguns pode se transformar em arte para outros. Vik Muniz, premiado artista plástico brasileiro, vai até o Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, lar de um dos maiores aterros sanitários do planeta. O documentário mostra a realidade dos catadores que viviam no local e demonstra como até mesmo o lixo pode se tornar uma obra de arte – expondo, dessa forma, os impactos ambientais e sociais do consumo predatório. A renda obtida com a venda das produções artísticas foi revertida para a própria comunidade e o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2010.