03 set 2015

O nosso planeta já não nos basta. Entenda o motivo!

O nosso planeta já não nos basta

Consumo dos recursos naturais continua crescendo: a população mundial já utiliza mais de uma Terra e meia por ano

Se a Terra fosse um enorme restaurante, já teríamos consumido todos os pratos disponíveis e começaríamos a repetir. Essa é a conclusão da ONG Global Footprint Network, dos Estados Unidos. De acordo com a instituição, a população mundial já utilizou, até o dia 13 de agosto de 2015, todos os recursos naturais que o planeta é capaz de renovar em um ano.

 

 

No levantamento, a organização conta a pegada do carbono (ou seja, o quanto da substância foi utilizada) e os recursos consumidos pela pesca, pecuária, agricultura, construção e água. Nessa velocidade, é necessário 1,6 planeta Terra para atender as necessidades da população.

 

Este fato resulta em dois problemas graves: o primeiro envolve a dívida ecológica, pois não é possível renovar estes recursos na mesma velocidade com que usamos. Depois, está acontecendo cada vez mais cedo o dia em que atingimos o limite (conhecido como “dia da sobrecarga ecológica”): em 1970, por exemplo, ocorreu em 23 de dezembro, bem próximo do Ano-Novo.

 

Estes índices apontam para a necessidade de um consumo sustentável em todos os países. Nessa projeção, a população vai usar um “planeta inteiro” em menos de seis meses em 2030. Não há alternativa se não reduzir a emissão de poluentes e pensar em um novo acordo climático, que possa frear um pouco a exploração dos recursos naturais.