Sustentabilidade: ideias simples com retorno garantido
Sustentabilidade ainda é um tema novo no ambiente corporativo aqui no Brasil, apesar de muito comentado. Os empresários mostram receio quando se trata de aplicar ações sustentáveis em suas companhias. O temor é de um possível aumento nos custos e a consequente queda dos lucros. Tudo parece muito complicado, muito difícil.
Esse pensamento, porém, não corresponde à realidade. Implantar práticas sustentáveis envolve menos gastos do que muitos imaginam. Não se trata apenas de criar relatórios, consultorias e gestões complexas. Basta seguir alguns métodos fáceis que podem ser utilizados por todos, e de forma muito simplista. Veja algumas ideias:
Pense simples – Pode-se economizar energia elétrica ao desligar os computadores fora do horário de expediente, instalar torneiras automáticas nos banheiros para reduzir o consumo de água e também propor o menor uso de papel nas impressões. Outras ações envolvem o reuso de água do sistema de ar-condicionado, a manutenção correta do sistema hidráulico e a opção pelo modo econômico de aparelhos elétricos quando não estiverem em uso. É importante ter um relatório para saber o real resultado dessas iniciativas, mas isso não deve ser o seu maior foco. É muito mais simples do que parece.
Envolva a todos – para o primeiro ponto dar certo, é necessário que os colaboradores estejam envolvidos nesses processos. Avisos nos banheiros e nas impressoras ajudam, mas é preciso realizar métodos que estimulem a tomada de consciência. Reuniões ou treinamentos podem ser utilizados, de acordo com o que funciona bem em cada empresa.
Mostre os resultados – quando os primeiros resultados aparecerem, divulgue-os para que todos dentro da companhia percebam como a sustentabilidade também traz um retorno financeiro. A conta é básica: menor uso de água, energia elétrica e papel logo resultam em economia financeira e criam maior margem para o lucro.
Há números que reforçam isso. O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) do BM&F Bovespa, que leva em conta corporações com essas práticas, apresentou uma valorização maior do que o próprio Ibovespa nos últimos tempos. Há também o ganho da marca. Uma empresa sustentável se posiciona como responsável e engajada em questões sociais. De acordo com o Sebrae, 79% das companhias com essas ações atraem mais clientes.
Estes hábitos são tão simples que podem e devem ser utilizados também fora do ambiente corporativo, nas casas dos colaboradores, por conta de seus benefícios. É uma prática imprescindível para quem quer retorno financeiro com engajamento social.
Autora: Cecília Vick é CEO da GreenClick, empresa especializada em Certificação Sustentável para websites.
Fonte: E-commerce Brasil
Comentários