As cinco cidades que mais cuidam da água
Em um período de racionamento de água em grande parte do país, cuidar da água distribuída à população é item obrigatório para garantir o abastecimento. Entretanto, essa é uma realidade para poucas cidades brasileiras. De acordo com pesquisa da ONG Trata Brasil, 37% da água coletada e tratada no país é desperdiçada com o dinheiro público investido. Entretanto, o mesmo estudo aponta quais cidades possuem os melhores índices neste quesito. Confira:
Vitória da Conquista (BA) – a cidade baiana é a líder do quesito por apresentar uma perda negativa: -1,35% no total da perda. Isso acontece porque o volume faturado em 2012, ano base do estudo, foi superior ao volume produzido.
Pelotas (RS) – a cidade gaúcha teve uma perda de apenas 4,48% mesmo com um alto índice de desperdício na distribuição. O desempenho ocorreu pelo investimento no volume faturado de água.
Florianópolis (SC) – a capital catarinense teve 5,66% de perda e é a única capital de estado presente no Top 5 de melhores práticas.
Limeira (SP) – a cidade do interior é a melhor de São Paulo com um índice de 11,46%, puxado pelo ótimo desempenho na distribuição (apenas 14,33%, o melhor do país).
Maringá (PR) – a cidade paranaense completa a lista com 15,20% de perda total de água, só um pouco acima da marca considerada ideal pelo estudo (15%).
Cidades são feitas de cidadãos, e nós também devemos fazer a nossa parte e contribuir com a economia desse recurso natural tão valioso. Umas das formas de preservação da água é o plantio de mata ciliar próximo aos mananciais, assim como é realizado pela GreenClick. Se quiser saber mais sobre como você pode fazer parte desse movimento, acesse o site www.greenclick.com.br
Comentários