5 dicas para o seu site se tornar referência em sustentabilidade
Por Flávia Pini*
Segundo um levantamento da BigWeb, plataforma do BigData Corp., só no Brasil há mais de 2,2 milhões de portais ativos. Mas você já parou para pensar na quantidade de energia que é gerada para mante-los no ar? Pois é. São necessários servidores e mais servidores que ao mesmo tempo que alimentam os sites também emitem gás carbônico, ou seja, uma página na internet também polui, aliás, mais do que podemos imaginar! Escrevo então 5 dicas simples que podem reverter esse problema e ainda tornar o seu site e o seu negócio referências de sustentabilidade:
Servidor na nuvem – os datacenters são os principais vilões que contribuem para a emissão de gás carbônico. Estimativa da Greenpeace para 2020 mostra que a energia gasta pelos equipamentos para deixar os sites no ar será maior do que os índices de consumo somados de Brasil, Canadá, França e Alemanha. A alternativa é buscar servidores que operam na nuvem, sob o conceito de IaaS (infraestrutura como serviço), pois assim a demanda energética é menor.
Procure energia limpa – se a página conta com outras plataformas, como redes sociais ou hospedagem de fotos, o ideal é buscar empresas que realmente se importam com o meio ambiente e utilizam energia limpa para isso – as maiores corporações de tecnologia já adotam este conceito. É uma forma de garantir que todos os processos que envolvem o site estejam alinhados com a sustentabilidade.
Pratique ações sustentáveis – com pequenas atitudes é possível neutralizar a poluição. Apagar as luzes do escritório e da residência e tirar objetos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso são ótimas formas de compensar a emissão de CO2 dos datacenters.
Faça a lição de casa – a atualização de sites pode ser feita por notebooks, tablets e smartphones. Esses equipamentos possuem bateria interna, ou seja, não precisam estar plugados na tomada para funcionarem. Dessa forma, o proprietário evita o consumo de energia elétrica quando for cuidar da página.
Tenha um selo de certificação – por fim, buscar reconhecimento por ter práticas sustentáveis pode tanto influenciar outras pessoas e empresas quanto incrementar credibilidade ao seu negócio. No caso do Selo da GreenClick, os cliques que o site recebe podem ser convertidos em árvores, que consequentemente neutralizam o CO2 emitidos pelos servidores. É uma maneira simplificada de devolver ao planeta o que lhe foi indevidamente tirado pelos seres humanos e ainda estar comprometido com um mundo sustentável.
* Fláva Pini é Diretora de Marketing da GreenClick, empresa que contribui com a neutralização da emissão de CO2 no país.
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