Cinco filmes que mostram o fim do mundo
O aquecimento global, a emissão de poluentes e a instabilidade climática vivida pelo planeta proporcionam previsões pessimistas sobre o futuro da Terra. Porém, os cenários apocalípticos rendem boas histórias no cinema e servem como plano de fundo para muitos filmes produzidos nos últimos anos. A GreenClick, empresa de certificação socioambiental, lista cinco obras que debatem questões ambientais e promovem a discussão sobre o nosso papel:
WALL-E (2008, Disney/Pixar, Direção: Andrew Stanton)
O filme se passa no ano de 2805 e mostra a Terra abandonada e coberta por lixo. O único habitante é o robô WALL-E, que coleta e compacta os resíduos deixados pelo homem. Sua história muda totalmente depois que outro robô, EVA, é enviado para buscar vegetação no planeta. Vencedora do Oscar e do Globo de Ouro como melhor filme de animação, a obra promove o debate sobre o consumo excessivo da sociedade.
O Dia depois de Amanhã (2004, 20th Century Fox, Direção: Roland Emmerich)
A instabilidade climática da Terra pode levar a uma nova era glacial? Esta é a pergunta por trás deste filme. A obra mostra um climatologista da NOAA (administração oceânica e atmosférica dos Estados Unidos), que descobre a possibilidade de uma nova “Idade do Gelo” estar prestes a acontecer – mesmo com a descrença das autoridades em um primeiro momento.
2012 (2009, Columbia Pictures, Direção: Roland Emmerich)
Devido a bombardeamento de erupções solares, a temperatura do núcleo da Terra começa a aumentar em um nível muito rápido, provocando o deslocamento da crosta terrestre e resultando em várias catástrofes. Apesar da trama não citar questões ambientais, o filme traz à tona a discussão sobre o crescimento de desastres naturais por conta do aquecimento global.
A Era da Estupidez (2009, Dog Woof Pictures, Direção: Franny Armstrong)
A obra mistura drama e documentário por retratar a história do último homem vivo da Terra em 2055, que revê filmes antigos de 2008 para buscar uma resposta à pergunta “quando poderíamos ter salvo a nós mesmos?”. Esse questionamento, aliás, é a principal lição do filme sobre sustentabilidade, provocando a reflexão e discussão do tema antes que seja tarde demais.
Um Inferno (2011, Direção: Tim Fehlbaun)
Atividades solares intensas deixaram o mundo destruído e praticamente inabitável. Os sobreviventes precisam, literalmente, lutar não só contra a escassez de água e o calor, mas também contra outros humanos que recorrem a atitudes desesperadas para continuarem vivos. O filme provoca angústia nos espectadores por mostrar um planeta cada vez mais quente e com pouca água.
Comentários